Nova Era Solar Enki obtém licença prévia para 100 MW de solar flutuante

nova-era-solar-enki-obtem-licenca-previa-para-100-mw-de-solar-flutuante

O projeto Complexo Fotovoltaico Flutuante Anta é composto por 20 usinas fotovoltaicas flutuantes de 5 MW cada, totalizando 100 MW, e será instalado no espelho d’água da UHE Anta, nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A Nova Era Solar Enki recebeu do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em 28,11, a Licença Prévia n° 722/2025, com validade de 5 anos, para o projeto Complexo Fotovoltaico Flutuante Anta, composto por 20 usinas fotovoltaicas flutuantes de 5 MWac, totalizando 100 MWac, situada no espelho d’água da UHE Anta, nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A usina hidrelétrica Anta, operada por Furnas, tem 28 MW de capacidade e funciona em conjunto com a UHE Simplício, construída no rio Paraíba do Sul, na divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, com mais 305,7 MW.

A área física de implantação da usina flutuante corresponde a 110 hectares, incluindo as 20 usinas de geração e a infraestrutura associada.

Se apenas 1% da superfície dos reservatórios hidrelétricos brasileiros fosse ocupada por solar flutuante, até 38 GW poderiam ser adicionados à matriz elétrica nacional, segundo estimativa da PSR. Já o potencial com viabilidade econômica seria de 17 GW a 24 GW, a depender do modelo de remuneração. Há vantagens operacionais na instalação de sistemas solares flutuantes em reservatórios, que podem reduzir a evaporação da água entre 30% e 50%, dependendo da área coberta, contribuindo com a conservação de água para a geração hidrelétrica.

Itaipu iniciou em setembro a instalação de uma ilha solar de 1 MW em seu reservatório. Mas a hidrelétrica poderia quase dobrar sua potência de geração instalando uma usina solar flutuante em 10% da superfície do seu reservatório, de acordo com outra estimativa divulgada pela PSR.

Compartilhe: