Ministro de Minas e Energia discute armazenamento de energia e minerais críticos com CATL

ministro-de-minas-e-energia-discute-armazenamento-de-energia-e-minerais-criticos-com-catl

Alexandre Silveira apresentou as diretrizes do leilão de baterias, previsto para abril deste ano, e o trabalho do governo brasileiro para superar o modelo baseado apenas na exportação de matéria-prima mineral.

Em agenda oficial na China, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou, na quarta-feira (21/1), de reunião com executivos do grupo CATL. Durante a reunião, o ministro apresentou as diretrizes gerais do leilão de baterias, previsto para abril de 2026, com início de suprimento em agosto de 2028. A concorrência será voltada exclusivamente a novos sistemas de armazenamento, com contratos de potência de reserva com duração de dez anos, baseados na disponibilidade de potência em megawatts (MW).

Na segunda-feira (19/1), o ministro já havia realizado uma visita institucional ao Grupo SANY, para discutir investimentos em um hub industrial no Brasil com foco em construção pesada, mineração, óleo, gás, energia e armazenamento de energia elétrica. Silveira também teve uma reunião com o grupo DiDi Global, controladora da 99 no Brasil, para discutir investimentos em eletromobilidade no país.

Compartilhe: