Gerador solar off-grid de 116 kWp, equipado com 144 módulos e inversor Huawei SUN2000-36KTL de alta robustez e segurança, otimiza o consumo do refeitório para funcionários. A próxima fase inclui baterias para ampliar autonomia e eficiência energética.
Em uma iniciativa voltada a Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no país, a fabricante chinesa Huawei implementou um sistema de energia solar de 116 KWp de potência em seu refeitório de funcionários, localizado próximo de seu escritório em São Paulo, capital, com foco em otimizar o consumo de energia e reforçar seu compromisso com a sustentabilidade.
A iniciativa faz parte de um projeto mais amplo da empresa, que inclui parcerias com universidades como a Universidade Federal de Santa Cataria, Universidade Federal da Paraíba, Universidade de Mackenzie e a Universidade Federal de Santa Maria, para tropicalizar suas tecnologias e adaptá-las às condições locais.
O refeitório, que opera sete dias por semana, servindo café da manhã, almoço e jantar, possui um consumo energético considerável. Com a instalação do sistema fotovoltaico que conta com 144 módulos fotovoltaicos e um inversor da marca modelo SUN2000-36KTL, a energia gerada será utilizada para suprir as necessidades da cantina, sem exportação para a rede, funcionando como um sistema off-grid.
A escolha da Huawei por um sistema de energia solar próprio demonstra a confiança da empresa em suas soluções e a busca por eficiência. A empresa destaca a importância de componentes de qualidade e a instalação adequada para a longevidade e segurança dos sistemas. Na instalação, inversores de ouras marcas também foram instalados para demonstrar a robustez dos modelos da marca chinesa.

Imagem: pv magazine Brasil
De acordo com o CTO da Huawei Digital Power, Roberto Valer, “em comparação com outros produtos no mercado, oferecemos inversores mais robustos, fabricados em corpo metálico e são totalmente selados, garantindo maior durabilidade e proteção contra intempéries”. O executivo também afirma que a questão de segurança é um ponto inegociável. A obrigatoriedade de dispositivos de segurança já foi incorporada aos equipamentos da marca como o Arc-Fault Circuit Interrupter (AFCI), ou interruptor de falha de arco elétrico, e Rapid Shutdown, desligamento automático, protegendo, por exemplo, bombeiros que possam precisar intervir em focos de incêndios.
“Ressaltamos o uso de soluções integradas e confiáveis, especialmente em um cenário onde a fragmentação de fornecedores pode gerar problemas de responsabilidade em caso de falhas”, explica Valer. O próximo passo para o projeto é a instalação de baterias, o que permitirá armazenar a energia gerada e garantir um fornecimento ainda mais estável e autônomo para o refeitório. A iniciativa da Huawei no refeitório de seus funcionários serve como um exemplo prático de como a tecnologia solar pode ser aplicada para promover a eficiência energética e a sustentabilidade em ambientes corporativos.



