Ford lança negócio de armazenamento de baterias, redirecionando sua capacidade de produção de veículos elétricos

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A gigante automotiva aproveitará suas fábricas em Kentucky e Michigan, juntamente com seu conhecimento em tecnologia de fosfato de ferro-lítio (LFP), para fornecer soluções para infraestrutura de energia e para o crescente mercado de data centers. A empresa planeja começar a comercializar sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS) em 2027.

Da ESS News

A Ford está reaproveitando a capacidade subutilizada das baterias de seus veículos elétricos e direcionando seus esforços para “oportunidades de maior retorno” no setor de armazenamento de energia. A gigante automotiva anunciou na segunda-feira que investirá aproximadamente US$ 2 bilhões nos próximos dois anos para expandir o novo negócio.

A produção inicial deverá entrar em operação dentro de 18 meses, com o apoio da experiência da Ford em fabricação e da tecnologia de baterias licenciada. Até o final de 2027, a empresa pretende implantar pelo menos 20 GWh de armazenamento de energia anualmente.

A Ford espera que o novo negócio – incluindo vendas e serviços – atenda à crescente demanda por armazenamento de energia em baterias proveniente de data centers e infraestrutura de suporte à rede elétrica. Para isso, a empresa planeja redirecionar a capacidade de produção de baterias existente e subutilizada nos EUA, em Glendale, Kentucky.

A fábrica do Kentucky será convertida para produzir sistemas avançados de armazenamento de energia em baterias com capacidade de 5 MWh ou superior. A Ford planeja produzir células prismáticas LFP, módulos BESS e sistemas de armazenamento de energia em contêineres de 20 pés no local, visando clientes em data centers, concessionárias de serviços públicos e grandes mercados industriais e comerciais.

Na semana passada, a Ford, a SK On, a SK Battery America e a BlueOval SK firmaram um acordo de alienação de joint venture. Segundo os termos do acordo, uma subsidiária da Ford será proprietária e operadora independente das fábricas de baterias do Kentucky, enquanto a SK On será proprietária e operadora integral da fábrica de baterias do Tennessee.

Em outra frente, a Ford utilizará seu parque de baterias BlueOval Battery Park Michigan, em Marshall, Michigan, para fabricar células de menor capacidade (em ampères-hora) para soluções de armazenamento de energia residencial. A fábrica permanece dentro do cronograma para iniciar a produção de células de bateria prismáticas LFP em 2026, que alimentarão a futura picape elétrica de porte médio da Ford – o primeiro modelo construído sobre a nova Plataforma Universal para Veículos Elétricos da empresa, segundo comunicado à imprensa.

O lançamento do negócio de armazenamento de energia da Ford faz parte de uma estratégia mais ampla de realocação de capital para áreas com maior demanda do consumidor e rentabilidade sustentável. Como parte dessa mudança, a Ford afirmou que não planeja mais produzir certos veículos elétricos de grande porte, cuja viabilidade comercial se tornou inviável devido à menor demanda, aos altos custos e às mudanças nas regulamentações.

“Esta é uma mudança impulsionada pelo cliente para criar uma Ford mais forte, mais resiliente e mais lucrativa”, disse o presidente e CEO Jim Farley. “A realidade operacional mudou e estamos realocando capital para oportunidades de crescimento com maior retorno: Ford Pro, nossos caminhões e vans líderes de mercado, híbridos e oportunidades de alta margem, como nosso novo negócio de armazenamento de energia em baterias.”

O potencial de crescimento do armazenamento de energia é ilustrado de forma mais clara pela Tesla. Após anos de margens negativas, a divisão de energia da Tesla tornou-se um fator-chave para a lucratividade. Em agosto de 2025 , o segmento representava 23% do lucro total da Tesla, embora gerasse apenas 13% da receita, elevando as margens gerais da empresa em quase dois pontos percentuais.

Outras montadoras estão seguindo um caminho semelhante. A Mercedes-Benz Energy desenvolveu sistemas estacionários de armazenamento de energia em baterias – principalmente para clientes comerciais e industriais – baseados em baterias de veículos reutilizadas. A General Motors também fabricou produtos de armazenamento de energia e explorou o fornecimento de baterias de veículos elétricos, novas e usadas, para armazenamento estacionário em larga escala por meio de parcerias, inclusive com a Redwood Materials, como parte de sua estratégia mais ampla de armazenamento de energia.

 

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