Chevrolet Spark EUV tem produção confirmada no Ceará a partir de dezembro

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A Chevrolet iniciará a montagem local do Spark EUV no dia 3 de dezembro de 2026, conforme apuramos durante o Salão do Automóvel de São Paulo. O SUV elétrico compacto será produzido pela Commexport no novo Polo Automotivo do Ceará, instalado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

Lançado no Brasil por R$ 159.990, o Spark EUV rapidamente se tornou um dos carros elétricos mais vendidos do país, impulsionado pela demanda por SUVs compactos e preço relativamente competitivo. A produção nacional surge como estratégia da marca para reduzir custos logísticos e de tarifas e ainda ampliar a oferta do modelo.

Chevrolet Spark EUV - PACE no Salão do Automóvel

Foto de: InsideEVs Brasil

Produção com transferência de tecnologia

Executivos ligados ao projeto confirmaram que o contrato estabelecido entre a Commexport, o Governo do Ceará e parceiros industriais inclui transferência de tecnologia, um modelo diferente do usual SKD/CKD adotado no Brasil por várias marcas. Isso permitirá aceleração da nacionalização de componentes e aplicação de inovações diretamente na linha de montagem, caminho que pode incluir módulos eletrificados, baterias e sistemas inteligentes no futuro.

A estratégia marca um movimento raro na indústria automotiva nacional, que normalmente apenas monta veículos importados sem aprofundar a industrialização local.

Impressões - Chevrolet Spark EUV Activ (BR)

Foto de: InsideEVs Brasil

O planejamento inicial prevê 400 unidades/mês do Spark EUV, com possibilidade de expansão conforme a demanda. A planta foi concebida para atender outras montadoras no formato multimarcas, com capacidade total anual de 80.000 veículos.

Polo Automotivo do Ceará: logística e ecossistema de inovação

O Polo fica dentro do Porto do Pecém, considerado uma das regiões estratégicas do complexo industrial brasileiro, com:

  • 28 milhões de toneladas/ano de capacidade logística;

  • 750 mil TEUs/ano em contêineres;

  • Rotas de curta distância para grandes mercados (ex.: 8 dias até Nova York; 9 dias até Roterdã);

  • Incentivos em infraestrutura, energia limpa e capacitação profissional através de parcerias PACE + SDE.

Galeria: Chevrolet Spark EUV – PACE no Salão do Automóvel

O Ceará também concentra investimentos em energia eólica e solar, o que pode atrair empresas focadas em eletromobilidade e fabricação de baterias no médio prazo em busca de energia limpa. 

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BYD e GWM também avançam

O movimento de Chevrolet e Commexport ocorre enquanto o Brasil passa por uma transformação industrial puxada pela eletrificação. Em 2025, BYD iniciou a produção em Camaçari (BA) com foco em híbridos e elétricos, enquanto a GWM inaugurou sua operação em Iracemápolis (SP), apostando em híbridos flex e planos de eletrificação acelerada. As três operações, entre outras já anunciadas, ajudarão a reposicionar o país como base de desenvolvimento e exportação de novas tecnologias para a América Latina.

Em breve, serão divulgados mais detalhes sobre o processo de montagem do Spark EUV no país. 

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