Huawei e SECPower firmam parceria para expandir sistemas de armazenamento de energia no Brasil

huawei-e-secpower-firmam-parceria-para-expandir-sistemas-de-armazenamento-de-energia-no-brasil

O Memorando de Entendimento (MOU) visa promover sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS) para os setores comerciais, industriais e agropecuários, especialmente com o avanço regulatório do setor elétrico brasileiro.

A Huawei Digital Power, unidade da Huawei focada em soluções de energia e infraestrutura digital, firmou um Memorando de Entendimento (MOU) com a SECPower para expandir a comercialização de sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS) no Brasil. O objetivo da parceria é acelerar a adoção dessas tecnologias em diversas áreas, incluindo comércio, indústria, agropecuária e infraestrutura crítica, acompanhando o crescente avanço regulatório e as transformações do setor elétrico no país.

De acordo com Roberto Valer, CTO da Huawei Digital Power no Brasil, “os sistemas de armazenamento de energia são fundamentais para a transição energética, tanto no Brasil quanto globalmente. A parceria com a SECPower e a HDT reforça nossa estratégia de oferecer soluções de alta tecnologia, segurança e performance, ao longo de todo o ciclo de vida dos projetos”. Valer destacou que a Huawei visa impulsionar a eficiência energética, sustentabilidade e segurança no sistema elétrico brasileiro.

A SECPower, reconhecida pela sua atuação em engenharia especializada em projetos de geração e armazenamento de energia, agora amplia seu portfólio tecnológico com a parceria. Maria Gabriella Reigada, CEO da SECPower, destacou a importância estratégica do acordo. “Estamos buscando um parceiro tecnológico de longo prazo e alta confiabilidade, oferecendo sistemas com vida útil superior a 20 anos. A força da SECPower está na engenharia e na compreensão profunda das aplicações, e com a Huawei, vamos fortalecer o mercado de forma sustentável”, afirmou Reigada.

A parceria acontece em um momento decisivo para o setor elétrico brasileiro, com a promulgação da Lei nº 15.269/2025, que introduziu o mecanismo competitivo horário, aperfeiçoou diretrizes de potência e ampliou os incentivos ao armazenamento de energia. “O armazenamento se tornará cada vez mais crucial para a modernização da matriz elétrica e para garantir a eficiência e confiabilidade do sistema”, ressaltou a CEO da SECPower.

Para a Huawei, os sistemas BESS ampliam o alcance dos integradores, permitindo a oferta de soluções completas de eficiência energética, segurança no fornecimento e flexibilidade no uso da energia. Guilherme Prym, diretor de C&I BESS da HDT, explicou: “O armazenamento abre novas oportunidades além da geração solar, oferecendo maior retorno sobre o investimento, segurança energética, qualidade de energia e flexibilidade para integrar fontes renováveis ao sistema elétrico”.

Compartilhe: